A Drenagem Linfática manual (D.L.M) é um dos métodos de terapia manual mais utilizados atualmente por profissionais de saúde e estética. Várias técnicas foram desenvolvidas a partir da técnica oriental. Como o próprio nome diz, ela drena líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos e deles até o coração.
A Drenagem Linfática é indicada para diminuir a retenção de líquido na gestação, mas é preciso buscar um profissional bem formado especializado em trabalhar com grávidas. Ela não dói nem deixa hematomas. A Drenagem Linfática que faz parte de qualquer pacote de tratamento estético pode ser um bom coadjuvante no combate á celulite. É bom esclarecer que drenagem não emagrece, portanto não se perde gordura através da gordura o que se perde é o acúmulo de água, o que pode ocasionar na redução das medidas. Os artigos científicos que comprovam a sua eficiência falam do uso da técnica em linfodema (inchaço causado pelo excesso de linfa), processos inflamatórios e pós-cirúrgicos .Após uma cirurgia é normal o acumulo de líquidos nos tecidos lesados já que o corpo entende a cirurgia como uma agressão.
Uma contra indicação é quando ocorrem infecções. Lembra que no meio dos vasos linfáticos existem as blilz do sistema de defesa os linfonodos? Então se uma pessoa está com uma infecção e recebe uma drenagem linfática essa infecção que estava localizada pode se espalhar pelo organismo, piorando o estado geral do paciente. Se a pessoa tem suspeita de um tumor, fica óbvio que não vale a pena sair espalhando células cancerígenas pelo corpo, certo?