O treinamento funcional é mais uma opção na preparação do atleta, os benefícios que essa atividade oferece são inúmeros, mas na minha opinião o maior beneficio é qualidade do padrão de movimento, pois com esse enfoque passa a ser mais qualitativo que quantitativo. Essa mudança do paradigma cartesiano, para um caráter exponencial faz que causa e efeito não estejam em um padrão linear, com isso o movimento passa a ser o principal foco de observação. O movimento equilibrado, postura adequada permite que as transferências de força da sinergia de vários grupos musculares possa gerar mais eficiência e ao mesmo tempo eficácia no gesto motor. O Treinamento funcional também permite não ficar escravo das máquinas, podemos realiza- lo em vários ambientes e isso dá ao profissional a oportunidade de acompanhamento sistemático de sua performance.Outro fator muito importante e o processo de inclusão,porque a seleção do nível é estabelecida não pela idade cronológica mas sim pela maturidade do movimento.
Apesar de estar sendo muito utilizado é importante alerta que nem todos estão capacitados a prescrever esse tipo de treinamento. E necessário conhecimento, infelizmente muitos profissionais utilizam vídeos prontos ou consultas pela internet, isso torna a atividade ate perigosa, um bom projeto de treino necessita de uma criteriosa avaliação funcional, uma avaliação de movimento para observar falhas do gesto motor. Existem varias metodologias, mas a que eu recomendo e a MVF (Motricidade Voluntária Funcional), essa metodologia é aplicada em diversas cidades brasileiras e em alguns países também como Portugal, Argentina, Chile e Uruguai.
Verifique se o seu professor possui alguma certificação, pois somente dessa forma é segura a pratica dessa atividade tão contagiante.