Você conhece a técnica de bandagem elástica funcional?
Desenvolvida pelo Japonês Kenzo Kase na década de 70, a técnica é muito utilizada nas áreas da ortopedia, neurologia e estética, porém, é na área desportiva que a técnica vem ganhando destaque.
Consiste em uma faixa de tecido elástico auto-adesivo para que fique fixada na área a ser estimulada o tempo necessário para auxiliar no tratamento proposto. Das inúmeras técnicas que podem ser realizadas com as BFE podemos destacar algumas de maior importância como: Estabilização ou correção posicional das articulações, Auxiliador ou inibidor motriz para lesões musculares, diminuição em linfoedemas e hematomas, Correção de deformidades articulares, dentre outras indicações.
O grande diferencial dessa técnica é a liberdade biomecânica da estrutura tratada, possibilitando que a pessoa tenha um tratamento continuo pelo sistema tegumentar (pele) sem atrapalhar a funções do dia a dia, além disso, o tecido permite ser utilizado em atividades aquáticas e em tratamento com gelo.
A técnica pode ser utilizada por pacientes de todas as idades e possui poucas contra indicações (ex: Ferida aberta e sensibilidade tecidual elevada). O importante é ser aplicada por profissionais devidamente habilitados por cursos reconhecidos e materiais registrados pela ANVISA.
BRUNO MATOVANO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADO.
(CREFITO: 2135321-F)