Drenagem Linfática Manual
Publicado por: Dieny Moutinho em 2/8/2011
Categoria: Fisioterapia
QUAIS SÃO OS RISCOS QUE ESSA TÉCNICA PODE APRESENTAR SE NÃO FOR CONDUZIDA POR UM PROFISSIONAL DEVIDAMENTE PREPARADO?
 
A DRENAGEM LINFÁTICA FOI DESENVOLVIDA EM 1936, PELO FISIOTERAPEUTA DINAMARQUÊS EMIL VODDER E SUA ESPOSA ESTRID VODDER.

VÁRIOS GRUPOS DE ADEPTOS ASSIMILARAM ESSES CONCEITOS E ACRESCENTARAM SUAS CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS, PORTANTO MANTIVERAM OS PRINCÍPIOS PRECONIZADOS POR VODDER.

A DRENAGEM LINFÁTICA É UMA MASSAGEM ESPECIALIZADA, ATRAVÉS DE MANOBRAS SUAVES, SUPERFICIAIS, LENTAS, INTERMITENTES E RELAXANTES: FAVORECE A CIRCULAÇÃO DE RETORNO FACILITANDO A ELIMINAÇÃO DE TOXINAS E A REGENERAÇÃO DO TECIDUAL. OTIMIZA O SISTEMA LINFÁTICO, CARREGANDO A LINFA ATÉ OS GLÂNGLIOS LINFÁTICOS , SEGUINDO UM TRAJETO ESPECÍFICO DO CORPO, QUE TAMBÉM ORIENTA O RITMO E O SENTIDO DOS MOVIMENTOS DE PRESSÃO.
SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É ACELERAR A ELIMINAÇÃO DOS LÍQUIDOS E TOXINAS ACUMULADOS ENTRE AS CÉLULAS.

QUANDO BEM FEITA, A DRENAGEM LINFÁTICA FAVORECE O ASPECTO GERAL DA PELE E AUMENTA A IMUNIDADE. É TAMBÉM IMPRESCINDÍVEL NO COMBATE À CELULITE E AMPLAMENTE RECOMENDADA PELOS CIRURGIÕES ANTES E DEPOIS DA PLÁSTICA, PRINCIPALMENTE POR MELHORAR A RESPOSTA INFLAMATÓRIA DO ORGANISMO.

EM GESTANTES, A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE DRENAGEM LINFÁTICA PROPORCIONA O ALÍVIO DAS DORES NAS PERNAS E A DIMINUIÇÃO DO INCHAÇO.
AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA A DRENAGEM LINFÁTICA NÃO DÓI. UMA PRESSÃO QUE CAUSE DOR PODE LEVAR AO ROMPIMENTO DE VASOS E FORMAÇÃO DE HEMATOMAS, TRAZENDO COMPLICAÇÕES AO PACIENTE. OS CAPILARES LINFÁTICOS LOCALIZAM-SE LOGO ABAIXO DA PELE E ACIMA DOS MÚSCULOS, PORTANTO NÃO EXISTE DRENAGEM LINFÁTICA PROFUNDA. A DRENAGEM LINFÁTICA DEVE SER REALIZADA MANUALMENTE E NÃO COM O AUXÍLIO DE EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA A ESCOLHA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO. UM FISIOTERAPEUTA OU PROFISSIONAIS COM PROFUNDOS CONHECIMENTOS EM ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA LINFÁTICO.

O ACÚMULO DE LÍQUIDO PODE OCASIONAR DOR, DESCONFORTO E INCHAÇO.
A DRENAGEM LINFÁTICA NÃO É INSENTA DE RISCOS, O DESPREPARO POR PARTE DOS PROFISSIONAIS E O USO INADEQUADO DA TÉCNICA PODEM EXPOR OS PACIENTES A RISCOS GRAVES.

A APLICAÇÃO INCORRETA DA TÉCNICA ACARRETA COMPROMETIMENTO NA CIRCULAÇÃO, FAVORECE O APARECIMENTO DE MICROVARIZES, ESTASE VENOSA E TROMBOSE.

A TÉCNICA DE DRENAGEM LINFÁTICA POSSUI CONTRA INDICAÇÕES QUE PROPORCIONAM ALTO RISCO A SAÚDE, ENTRE ELAS DESTACAM-SE AS INFECÇÕES AGUDAS, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, TROMBOSE VENOSA PROFUNDA, HIPERTENSÃO E CÂNCER.

DIENY MOUTINHO É FISIOTERAPEUTA E COLUNISTA CONVIDADA.
(CREFITO: 118726-F)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (4)

"Olá Luiza! As varizes, veias dilatadas, acometem a maior parte da população e as maiores vítimas são as mulheres. O retorno venoso (volta do sangue para o coração) é facilitado quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Ao caminharmos, os movimentos realizados pelos pés e a contração dos músculos da panturrilha também facilitam o retorno sanguíneo. A Drenagem Linfática Manual associada aos exercícios físicos irão facilitar o retorno venoso, promovendo o alívio das dores nos membros inferiores. Sugiro Drenagem Linfática Manual de 2 a 3 vezes por semana, com intervalos de 24 horas entre as sessões. O uso da meia de compressão também é indicado. Evite ficar na mesma posição por muito tempo. As atividades físicas deverão ser supervisionadas por um profissional qualificado. Atenciosamente, Dieny Moutinho."
Nome: Contato
Data: 12/8/2011
A drenagem é boa pra quem sofre com as varizes? Trabalho em pé e sinto muitas dores nas pernas. Tendo usar um saltinho, até mesmo meias de média compressão, porque no fim do dia estou com muito cansaço nas pernas. Fiz drenagem uma vez, mas não sei qual a frequência que eu deveria repetir pra sentir algum alívio. O que você sugere?
Nome: Luiza
Data: 2/8/2011
Prezada Marisinha, a Técnica de Drenagem Linfática deve ser aplicada manualmente. Essa ação se deve à presença das manobras suaves e superficiais, considerando a localização dos capilares linfáticos.. Alguns equipamentos e utensílios estão sendo associados a essa técnica, porém o resultado final não é satisfatório, ocasionando dor e hematomas. Sempre sugiro as minhas pacientes que apresentam disfunções circulatórias uma avaliação por um médico especializado - angiologista - para iniciar o Programa de Tratamento proposto. A Avaliação Fisioterapêutica é fundamental, e deverá ser realizada após laudo médico e antes do início do tratamento. Estou à disposição para quaiques dúvidas posteriores. Atenciosamente, Dieny Moutinho.
Nome: Contato
Data: 2/8/2011
Oi, Dieny. Você falou que a drenagem deve ser realizada manualmente, mas já vi algumas técnicas que utilizam também ventosas, além de outras que trabalham com um instrumento parecido com uma agulha de crochê. Sei que são técnicas diferentes, mas o resultado também é diferente? Tenho problemas de trombose, então eu não deveria fazer drenagem? Como posso ser avaliada, devo ir no médico ou um fisioterapeuta pode fazer isso por mim? Obrigada.
Nome: marisa
Data: 2/8/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos