Joseph Pilates era uma criança que sofria de algumas doenças, por isso, passou a vida estudando diferentes formas de movimento, determinado a se tornar fisicamente mais forte. Durante a guerra, como enfermeiro em um campo de concentração começava os exercícios com resistência de molas, antes mesmo dos doentes levantarem da cama, e passou a observar uma melhora mais rápida. Foi para Nova Iorque onde abriu seu primeiro estúdio. O método se popularizou mesmo na década de quarenta quando bailarinos profissionais passaram a procurar.
O método pilates é baseado em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.
Promove o alongamento e relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demais e o fortalecimento daqueles que estão estirados ou enfraquecidos, diminuindo o desequilíbrio muscular que são os responsáveis por problemas posturais e ortopédicos. Por serem exercícios de baixa repetição, não impõe desgaste articular, prevenindo certas lesões.
Nos dias de hoje, as pessoas estão muito mais esclarecidas quanto à importância da atividade física para se ter uma vida saudável. Com os maus hábitos adquiridos devido a vida estressante que se leva atualmente, o pilates é uma opção interessante, pois une a atividade física com o acompanhamento de um profissional, ao curto tempo que se tem disponível por conta do trabalho.
Quais os benefícios do pilates?
Melhora a capacidade cardiovascular respiratória, oferece um condicionamento físico e mental, correção dos desequilíbrios musculares, alivia os problemas relacionados ao estresse diminuindo tensão e fadiga, melhora o desempenho sexual propicia um corpo harmônico, seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior, melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular, melhora a postura eliminando maus hábitos levando ao correto alinhamento corporal, fortalece a musculatura abdominal, desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas, revitaliza, dá leveza, mantém a mente alerta, melhora o estado geral de saúde, otimiza o desempenho desportivo, promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima.
É verdade que define os músculos do corpo?
Sim, é verdade! Não há hipertrofia, mas o aumento do tônus muscular. O pilates é baseado em exercícios lentos, de poucas repetições e resistência de molas, com os exercícios associados à respiração e a contração do transverso abdominal (musculatura que quando contraída previne lesões na coluna vertebral). A mudança é no corpo é visível em pouco tempo. O ideal é que seja realizado no mínimo duas vezes por semana e pode ser realizado por jovens, idosos, gestantes, atletas, pessoas com desordens neurológicas, etc.